Indice

domingo, 10 de dezembro de 2017

Acordo Plataforma de Esquerda- Partido Socialista

Na sequência do afastamento de muitos militantes do PCP num processo com início em 1987, Raimundo Narciso criou em 1990 com outros amigos uma associação política denominada Plataforma de Esquerda (PE). Em 1992 a direcção da PE decidiu negociar com o Partido Socialista a sua participação nas listas do PS nas eleições que se avizinhavam.

O primeiro encontro da PE com o PS realizou-se num almoço com a participação de José Barros Moura, Raimundo Narciso e Miguel Portas em casa de Jorge Sampaio, então Secretário Geral do PS. À direita vê-se Raimundo Narciso e Barros Moura numa foto de Luís Carvalho, publicada no semanário Expresso de 4 de Janeiro de 1992 e foi tomada à saída da casa de Jorge Sampaio.
Com a substituição de Jorge Sampaio por António Guterres na direcção do PS realizou-se um novo encontro entre a PE representada por José Barros Moura e Raimundo Narciso e o actual Secretário Geral da ONU, António Guterres, num restaurante junto ao Mosteiro dos Jerónimos, cuja fotografia, nas instalações do restaurante, publicada no Expresso se reproduz a seguir. 

A Terceira imagem é a do encontro das delegações do PS e da PE, na sede do PS, no Rato, em Lisboa. Vêem-se da esquerda para a direita, Raimundo Narciso, José Barros Moura, José Ernesto Oliveira e Joaquim Pina Moura, pela PE e Antónia Guterres. Estiveram presentes outros dirigentes do PS e também, pela PE, José Luís Judas.

Na sequência do acordo a PE desenvolveu uma importante mobilização em todo o país particularmente na campanha eleitoral para a Assembleia da República nos designados Estados Gerais.
A capacidade mobilizadora dos membros da PE, que andava pelos 1200 activistas, era muito grande e deixou Guterres estupefacto quando dos Estados Gerais nos anunciou que o PS já criara em todo o país as delegações para a mobilização dos Estados Gerais e nós lhe respondemos que "a PE também, incluindo os Açores e Madeira".
Como consequência do acordo José Luís Judas concorreu, nas eleições autárquicas de dezembro de 1993 a presidente da câmara municipal de Cascais e, ao vencer, trouxe essa CM que pertencia ao PSD para o PS. José Barros Moura foi eleito para o Parlamento Europeu em Maio de 1994 e  para a AR foram eleitos Raimundo Narciso, José Ernesto Oliveira, Joaquim Pina Moura e Pedro Baptista. José Ernesto optou então pela presidência da CDCR do Alentejo e Joaquim Pina Moura foi escolhido por Guterres para ministro da Economia e depois para Ministro das Finanças e da Economia.

Sem comentários:

Enviar um comentário